Você sabe como preparar a parede para pintura? Vem que a Pitombeira te ajuda!
- Madeireira Pitombeira
- 23 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Quando se trata da pintura de um ambiente muito se pensa nas cores a serem utilizadas, porém tão importante quanto isso é o estado da superfície a ser pintada, para que o resultado tenha qualidade e seja duradouro.

Quando se trata de uma reforma, de uma repintura ou até mesmo da primeira pintura a ser feita em uma superfície, um fator de grande importância é o estado da parede que será pintada. Por exemplo, ao pintar uma parede mofada ou com infiltrações o problema inevitavelmente retornará após um tempo. No entanto, ao tratar a superfície antes dela ser pintada, não apenas soluciona o problema como também evita que ele retorne posteriormente e estrague a pintura realizada, garantindo o melhor resultado possível.
No caso de uma pintura em paredes novas é importante que seja feito um nivelamento antes de aplicar a tinta para que possíveis imperfeições sejam corrigidas e não fiquem aparentes após a aplicação da tinta.
Materiais utilizados na preparação da superfície
O material a ser utilizado dependerá da atual situação da parede que será pintada. Ou seja, se ela encontra-se em estado de reboco, se será feita uma repintura, se há manchas de mofo etc.
Assim, dentre os materiais mais utilizados, encontram-se:
a) Fundos preparadores;
b) Seladores;
c) Massa corrida e/ou massa acrílica;
d) Tinta acrílica;
e) Rolo de lã para pintura;
f) Bandeja para pintura;
g) Espátula de aço;
h) Lixa;
i) Escova de aço.
Como dito anteriormente, a forma que a parede será preparada para receber a pintura vai depender do seu estado atual. Por exemplo, "a parede tem imperfeições?", "É uma repintura?", "A parede está no reboco?".
Assim, a seguir você conhecerá o passo-a-passo de como preparar as paredes da sua residência ou trabalho para pintura, dependendo da situação.
Parede com imperfeições

Em paredes com imperfeições como, arranhões e buracos, por exemplo, devem-se seguir as seguintes etapas:
Passa-se uma massa corrida PVA (em caso de uso interno); E massa corrida acrílica (em caso de uso externo). Recomenda-se usar de 1 a 2 demãos para nivelar a superfície;
Após a aplicação da massa corrida, deve-se lixar a superfície, para que ela fique lisa;
Finalizado o lixamento, limpa-se a superfície com um pincel seco (para retirar o excesso de pó), e passa-se um pano úmido para finalizar.
Assim que a parede estiver completamente seca, pode-se aplicar a tinta.
Parede no reboco
Em uma parede nova, ainda no reboco, recomenda-se que se tenha um cuidado especial, evitando o surgimento de alguma imperfeição. Nesse caso, seguem-se os seguintes passos:

Inicialmente, deve-se retirar o excesso de areia do reboco. Isso pode ser feito tanto com o auxílio de uma lixa quanto com uma vassoura, a depender da situação da parede;
Aplica-se um selador. O selador faz com que a superfície absorva melhor a tinta, e dificulta a absorção de de resíduos que estejam na parede à tinta. Caso a parede absorva a tinta de forma desigual, a parede pode ficar com manchas, o que prejudica a qualidade da pintura. Além disso, o uso do selador, por facilitar a absorção da tinta, permite que haja economia de tinta;
Com a parede selada, passa-se a massa corrida. A massa corrida tem a função de uniformizar a parede, corrigindo possíveis falhas (como dito no caso das paredes com imperfeições). Pode ser aplicada após a secagem da parede selada;
Lixa-se a parede. Concluída a aplicação da massa corrida, deve-se lixar a parede para uniformizar a superfície;
Aplica-se a tinta. Com a parede já preparada, pode-se aplicar a tinta, respeitando sempre as indicações do fabricante.
Como foi possível observar, uma parede no reboco precisa passar por certos cuidados antes da aplicação da tinta, tanto para evitar falhas na pintura quanto para ter economia de tinta. Pensando nisso, e visando facilitar essa tipo de pintura a Madeireira Pitombeira oferece a "Sela e Pinta" da Iquine.

A "Sela e Pinta" é uma tinta com dupla ação: age como selador e tinta de acabamento. Assim, dispensa o uso de um selador, tornando o processo de pintura muito mais prático e rápido e barato.
A aplicação do sela e pinta pode ser feita após 7 dias depois do reboco pronto.
Repintura
No caso de repinturas, é importante que seja feita uma revisão na superfície a ser pintada. Assim, possíveis rachaduras, riscos, fundos e mofo serão identificados, e deverão ser tratados. Caso a parede precise de algum cuidado especial, este deverá ser realizado. Caso não seja preciso, deve-se realizar a limpeza da parede, e posteriormente deve ser aplicado o fundo preparador.
Após a aplicação do fundo preparador, considerando que a parede não tenha irregularidades, pode-se aplicar a tinta.
Por fim, pra quem tem dúvidas sobre uma ordem de pintura a seguir, geralmente recomenda-se que seja seguida a seguinte sequência:
Teto;
Paredes;
Portas e janelas;
Rodapés (caso seja necessário).
Aqui na Madeireira Pitombeira temos todas as ferramentas necessárias para você realizar a pintura do ambiente que você desejar, desde a preparação da superfície até o acabamento. Qualquer dúvida ou solicitação, entre em contato conosco que te ajudaremos!
Comments